Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
17/07/2014 - 11h38
A louça certa para o seu restaurante!
Entenda porque essas peças são importantes e quais os cuidados necessários com elas


Para todo e qualquer restaurante do setor, as louças são peças fundamentais e devem ter cuidados especiais para que não sejam prejudicadas ao longo do tempo. Esses utensílios fazem parte da decoração do estabelecimento. Por isso, é tão importante o trabalho com eles de forma diferenciada, de acordo com cada prato servido pela casa.

Todos os produtos adquiridos para compor a louça do seu restaurante devem, obrigatoriamente, ser resistentes, pois com o fluxo intenso de clientes, a manipulação das louças é constante. Portanto, é primordial que o manuseio por parte dos colaboradores seja sempre cuidadoso.

Para todos os trabalhos

Um dos fatores que devem ser levados em conta pelos gestores que farão a compra desses materiais são os riscos de choque mecânicos e térmicos. Essa questão deve ser entendida por quem compra, mas, principalmente, pelas indústrias que fabricam esses produtos.

Um exemplo disso são os modelos de louças que podem ser retirados direto do freezer e colocados em um forno que trabalha em temperaturas extremas, e também o inverso, quando os utensílios são retirados do forno e colocados imediatamente em uma bancada fria, sem que os objetos trinquem em nenhum desses processos.

Escolha

A garantia da resistência das louças está na qualidade do produto adquirido. No entanto, sua fabricação deve contar com processos tecnológicos, como a prensagem a seco e a absorção de água no processo final. Também fazem parte do procedimento de fabricação a aplicação de esmalte (cobertura externa) resistente e brilho apropriado.

Alguns pontos devem ser avaliados pelos gestores antes de realizar a compra para o seu estabelecimento:

- Resistência mecânica: a escolha por peças fortes pode diminuir a necessidade de reposição;

- Formato: para esse item, é importante pensar nos pratos que serão servidos nas peças, e, também, na fácil armazenagem dessas louças;

- Resistência térmica: verifique a necessidade do seu restaurante de adquirir produtos que serão utilizados em fornos, câmaras frigoríficas ou freezers;

- Reposição: mesmo que haja cuidado com as peças, é inevitável a perda de algumas delas. Por isso, se certifique de que a empresa pode fornecer reposições no prazo que você precisa, de utensílios iguais.

Cores, designs e tamanhos

A opção por louças brancas prevalece hoje no nosso mercado. Mas, não podemos esquecer que a indústria oferece utensílios das mais variadas cores. Mas, claro, que a escolha parte do proprietário, que deve avaliar se aquela peça de determinada cor se encaixa no perfil do seu restaurante.  

Conservação

O fator higiene é fundamental quando falamos sobre as louças dos estabelecimentos. A maioria dos clientes repara nesses utensílios antes de colocar a comida e/ou bebida sobre eles. Qualquer peça com sujeiras, manchas ou desgastes deve ser imediatamente rejeitada pelo estabelecimento.

Preço e qualidade

O preço desses materiais é proporcional a sua qualidade. Produtos de maior qualidade, feitos para o setor food service, tem um custo maior, visto que o processo de produção é mais caro. É importante lembrar que os gestores devem buscar produtos específicos para o setor, que atendam as necessidades de cada empreendimento.

Fonte: Redação - 17/07/2014

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti