Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia/Andrea Veneziano
07/07/2014 - 15h13
Mantenha seu salão impecável!
Faça as correções necessárias na área destinada aos clientes



O cuidado com todas as áreas do seu estabelecimento é ponto primordial para que os clientes sintam-se satisfeitos com todo o serviço realizado durante sua passagem pelo restaurante. Mas, claro, que não apenas as áreas de trabalho, do recebimento de mercadorias até a preparação dos pratos, devem estar impecáveis.

O salão é um dos espaços que mais requer cuidados, já que o número de pessoas que passam por ali é grande. Desde o momento em que os clientes sentam-se para comer até a hora que eles deixam o estabelecimento, tudo deve funcionar da melhor maneira possível dentro do salão.

O mais próximo da perfeição

No nosso setor a busca pelo bom atendimento é um dos fatores mais importantes para que os restaurantes funcionem bem. Por isso, é necessário observar se esse espaço no seu empreendimento é organizado, viabilizando que os seus funcionários possam realizar um atendimento de excelência.

- Limpeza: nunca deixe passar despercebida qualquer sujeira no seu restaurante. A não higienização do espaço pode causar uma má impressão no público de que tudo ali dentro é feito de forma errada, ou melhor, relaxada. Por isso, procure sempre checar, antes de abrir a casa, se o chão, as paredes, as mesas, toalhas, objetos de decoração, entre outros, estão devidamente limpos.

- Mobília: verifique sempre se os móveis, como mesas e cadeiras, estão em perfeitas condições. Qualquer defeito nessas mobílias, com certeza será notado pelos clientes, que, possivelmente, reclamarão ao gerente do local.

- Bufê: trabalhar com esse sistema requer uma checagem diária da temperatura dos alimentos. Além disso, é necessário conferir se as refeições servidas estão adequadas aos recipientes do bufê.

- Estrutura: em restaurantes com alta circulação de pessoas, a estrutura, muitas vezes, fica comprometida. Procure observar se o seu salão ganhou rachaduras no chão ou nas paredes, infiltrações e até mesmo manchas. E, claro, resolva o problema o quanto antes!

- Banheiros: essa área do seu estabelecimento pode dizer muito sobre como tudo é feito na casa. Portanto, mantenha sempre os banheiros limpos, com todas as reposições e acessórios necessários.  

Mise en place

Um bom mise en place resolverá muitos dos problemas operacionais do seu restaurante, e, consequentemente, ajudará no visual do seu salão.

- Mesas: estabeleça sempre um padrão. Por exemplo, se a mesa fica montada a espera dos clientes, mantenha uma organização de pratos, talheres, copos e taças. Na mesa, procure deixar espaço entre os lugares para que os clientes possam se mover.

- Serviço: para qualquer talher caído, copo quebrado, ou alguma solicitação de um cliente, é importante que tudo seja resolvido no mesmo instante. Para isso, é ideal que todos esses utensílios citados sejam de fácil acesso ao colaborador, e também estejam guardados de forma organizada, de acordo com o tipo.

A visão do cliente

Por ser o ambiente mais movimentado dos restaurantes, o salão está sempre sendo observado pelos seus frequentadores, que procuram pensar em correções. Nesse sentido, a visão do cliente pode ajudar muito o proprietário a entender como melhorar aquele espaço.

Duas opções podem ser adotadas para esse trabalho de observação. Uma é o próprio gestor do estabelecimento se colocar no lugar do cliente e avaliar vários pontos: desde a disposição das mesas até o atendimento dos seus funcionários. Outra seria contratar uma empresa que realiza o serviço de cliente oculto. Nesse caso, clientes são enviados ao restaurante sem que nenhum colaborador fique sabendo.


Fonte: Redação - 07/07/2014
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti