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Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia/.shock
30/06/2014 - 16h48
Erros que podem levar seu restaurante ao fracasso
Saiba quais são os motivos da falência de diversos estabelecimentos



Seis meses após a inauguração é o prazo de qualquer empreendimento de alimentação fora do lar para se autossustentar. Bares, restaurantes, lanchonetes e similares precisam apresentar uma receita que garanta seu bom desempenho no mercado. Caso contrário, a falência pode acontecer em até um ano.

Conheça os erros cruciais e entenda como melhorar cada um dos pontos do seu negócio para não obter insucesso.

Treinamento

É essencial haver um treinamento com a equipe do seu restaurante, para que ela entenda a sua importância na cadeia produtiva. Muitas vezes, o trabalho dos colaboradores é prejudicado quando o serviço realizado por eles não acontece em cima de fatos e dados analisados pelo próprio gestor.

Para que o treinamento aconteça da forma correta, planeje! Trabalhe nos seus funcionários o que realmente precisa ser melhorado. Faça um levantamento utilizando indicadores dos pontos que mais falham dentro do restaurante. Só assim você saberá como treinar o todo, e, até mesmo, cada um deles, quando for necessário.

Cardápio

Um dos itens mais importantes para o sucesso do seu negócio é o cardápio. Essa ferramenta de vendas deve ser atrativa para os clientes. Conhecendo a sua clientela tudo se torna mais fácil, até mesmo a elaboração dos preços.

Segurança alimentar

A maioria dos gestores já está ciente desse tópico, porém, não segue a risca as normas pré estabelecidas. A falta de cuidado com a higiene do seu estabelecimento é primordial para que ele vá à falência num curto período de tempo. Mantenha sempre a segurança alimentar em ordem, observando: a higiene pessoal dos colaboradores, higiene do ambiente, contaminação cruzada e temperatura dos alimentos.

Ficha técnica

A importância da ficha técnica está no controle total do seu negócio. É quase que obrigatório utilizá-la, pois ela padroniza a quantidade e a qualidade dos pratos, dita o valor justo a ser cobrado e evita desperdícios, o que diminui o prejuízo.

Automação

Com uma quantidade grande de informação que restaurantes de food service geram, um sistema de automação precisa ser instalado. Ele possibilita o controle sobre o que é comprado, o que é gastado, o estoque, a validade dos produtos, o fluxo de caixa, os desperdícios, entre outros aspectos.

Plano de negócios

O plano de negócios se faz necessário para consolidar um projeto já pensado pelo gestor. Todo o desenvolvimento do negócio estará registrado nesse documento. Mas, claro, que conforme o andamento da gestão do estabelecimento, esse plano pode ser alterado.

Sociedade

A parceria nesse caso deve desfrutar de ideias em comum, além da confiança. Cada gestor tem que ter claro a sua função administrativa dentro do estabelecimento, para que não haja problemas com a sociedade.

Compras

O processo de compras deve ser realizado com atenção para que a casa obtenha o lucro desejado. Esse procedimento requer muita pesquisa por parte do proprietário, que, de maneira alguma, deve se acomodar com seu fornecedor. Verifique sempre se o preço e a qualidade dos produtos oferecidos por ele estão de acordo com o mercado e com os seus concorrentes.

Atendimento

Esse tópico é fundamental para que o seu restaurante não fracasse! Em muitas casas, a perda de clientes está diretamente relacionada com a forma como eles são atendidos. Procure prezar por um atendimento excelente, que satisfaça a sua clientela, assim como o trabalho em conjunto dos seus colaboradores.

Perfil do estabelecimento

Ter e manter um perfil do seu negócio é imprescindível para o sucesso! A perda do perfil, muitas vezes, pode levar um restaurante ao fracasso, por isso é tão importante traçar o perfil da casa, pensando nas pessoas que frequentarão o local. 


Fonte: Redação - 30/06/2014
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