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Prêmio CP - 29/09/2016
18/06/2014 - 10h16
Seu restaurante tem um bom atendimento ao cliente?
Adoro uma boa lista de ideias que ajudem a aprimorar o atendimento ao cliente. E, para variar, criei mais uma baseada em anotações que tenho feito ao longo do tempo.


Essas são perguntas que você deve fazer a você mesmo(a)  e aos outros membros de sua equipe, em seu restaurante. Elas são uma boa maneira de iniciar discussões sobre a prestação de um serviço que surpreenda seu cliente, a partir do momento em que ele entra na sua casa.

  1. Quais são as três coisas que você faz melhor e que o diferenciam de seus concorrentes? Procure determinar no que você é realmente diferente. O que é que os seus concorrentes não podem dizer sobre si mesmos e que você pode dizer sobre si mesmo?
  2. Você não pode ser o melhor em tudo, então no que você não é bom? Não tente mudar o que você não é bom. Concentre-se naquilo que você faz de melhor e se aprimore ainda mais, para ser excelente.
  3. O que a sua concorrência faz e que você pode aprender? Vamos lá, não é para copiar. Aprenda com eles e melhore o que você aprendeu.
  4. O que você faz para que as pessoas queiram trabalhar com você? O foco desta questão é sobre os seus clientes internos.  Será que eles gostam de trabalhar com você? Se sim, por quê?
  5. O que, se houver alguma coisa, você faz para gerar ideias criativas e inovadoras? Seu restaurante tem algum tipo de programa de sugestões de funcionários?
  6. Como é que os funcionários do seu restaurante são treinados no atendimento ao cliente e na construção de relacionamentos? Muitas vezes as empresas gastam muito tempo e dinheiro em treinamento de habilidades técnicas. As melhores empresas também treinam habilidades sociais, como atendimento ao cliente.
  7. Que políticas ou processos ficam no caminho e impedem que você entregue um serviço realmente surpreendente ao cliente – e que pode ser removidos? Em outras palavras, qual o nível de facilidade em fazer negócios com você?
  8. O que seu restaurante faz para procurar ativamente por reclamações e problemas? Uma reclamação é uma oportunidade de mostrar o quão bom você é. Procure-as.
  9. Como você ou seu restaurante desconstroem as experiências negativas, transformando-as em oportunidades de treinamento? Use uma experiência, ou crítica, negativa como uma oportunidade de aprender a melhorar.
  10. Como você comemora o sucesso com os funcionários? Quando o restaurante atinge índices de sucesso, é preciso que toda equipe saiba como você aprecia, e agradece sua colaboração.
  11. Você já mapeou a experiência do cliente “padrão” e examinou o impacto de cada um dos pontos de contato com o atendimento, produtos e serviços? O acompanhamento do relacionamento com o cliente, durante a permanência no seu restaurante  é uma ferramenta poderosa para detectar oportunidades para melhorar o atendimento.
  12. Você já mapeou como a equipe que está por trás (cozinha, preparação, etc.) afeta a experiência do cliente? Neste caso, ele pode ser tanto um cliente externo, quanto interno (relacionamento cozinha/salão). Se você não está dando assistência ao cliente externo/interno, pode estar certo de que alguém está. E este alguém pode ser seu concorrente ao lado.
  13. O que você oferece em termos de “retorno” para sua comunidade? A comunidade pode ser definida como local, global, ou causas com as quais você está envolvido, etc..
  14. Será que toda sua equipe entende que o serviço ao cliente não é um departamento, mas uma filosofia, e também uma questão de atitude?

Boa sorte e bons negócios!!!

Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)

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