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Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia/Yeko Photo Studio
17/06/2014 - 09h54
12 maneiras de reinventar seu restaurante
Melhore alguns pontos do seu estabelecimento para gerar mais lucro a ele



Sei que, às vezes, é melhor ficar tudo como está. Por que mudar o que funcionou bem, por tanto tempo? No entanto, outras vezes, fazer algumas mudanças pode ser positivo para o restaurante e aumentar a receita e a margem de lucro. Olhe de novo para seu restaurante, agora sob uma nova perspectiva, e veja se estes pontos não podem ser melhorados:

Atualize a decoração – O toldo de cobertura da entrada está desbotado, as banquetas do bar estão com o estofamento rasgado? Você já alterou a decoração desde a sua inauguração? Investir na atualização de seu bar ou na aparência do restaurante pode fazer uma enorme diferença.

  • Faça do seu bar ou restaurante um lugar em que as pessoas se sintam confortáveis ​​e realmente gostem de frequentar.
  • Se a sua clientela inclui famílias, certifique-se de que o ambiente é ideal para as crianças.
  • Refazer os cardápios, mudando a capa e o layout ou investir em assentos confortáveis ​​pode ser tudo que você precisa para reinventar o seu negócio.

Abra seu foco e comunique-se com o público mais jovem – Embora você possa ter uma clientela fixa composta por famílias, trazer um público mais jovem para seu bar ou restaurante pode ter um grande impacto sobre seus lucros. Os jovens, normalmente, consomem mais bebidas, costumam sair em grandes grupos e contam a seus amigos sobre seus novos lugares favoritos.

  • Crie eventos que possam interessar a este grupo, em particular. Noites temáticas são uma ótima maneira de trazer estas pessoas ao seu bar ou restaurante.
  • Ofereça mais por menos. Essa faixa etária é composta por pessoas com orçamento mais limitado. Verifique se o seu cardápio está dentro de sua disponibilidade de gastos.
  • Ofereça coquetéis da moda, cervejas especiais/locais e pratos que os concorrentes não têm como copiar com rapidez.

Conheça seus clientes pessoalmente – Estranhamente, para alguns gestores, pode não ser tão importante trazer novos clientes ao bar ou restaurante, e é preferível manter os que já são frequentadores. Ora, não faz mal nenhum que seus clientes comentem com os amigos sobre sua casa. O “boca a boca” é uma das mais poderosas ferramentas de marketing.

  • Como proprietário ou gestor, fique disponível. Isto é, saia de trás do balcão ou do seu escritório. Circule entre as mesas e converse. Peça opiniões. O contato com seus clientes deve ser feito sempre, não apenas quando há um problema a resolver.
  • Saiba os nomes dos clientes, do que eles gostam e por que eles frequentam seu bar ou restaurante. Isto os faz sentir importantes e “únicos”.

Desenvolva uma vantagem competitiva e mantenha-a – Isso pode soar mais complicado do que realmente é. Descubra o que seus clientes mais gostam no seu bar ou restaurante. Você serve a melhor pizza da cidade? Seu hambúrguer é premiado? O happy hour na sua casa é realmente animado? Seja o que for que o torna único, use a seu favor.

  • Consistência é a chave. Se você quer ser conhecido por suas bebidas especiais, não deixe de enfatizar este ponto em todas as promoções que fizer. Chame a atenção para aquilo que diferencia sua casa das demais.
  • Se você não tem certeza do que os clientes mais gostam em seu bar ou restaurante, pergunte. Esta é outra ótima maneira de conhecê-los melhor.

Simplifique o seu cardápio e adeque o preço para gerar mais lucro – Oferecer muitas opções pode ser problemático por várias razões. Em primeiro lugar, pode diminuir a sua margem de lucro. Além disso, considere o seguinte: você é conhecido por seus peixes e frutos do mar, mas continua oferecendo frango assado no cardápio, mesmo que ele não venda muito. Quando um cliente pedir frango assado, e o resultado não for dos melhores, ele provavelmente não vai voltar.

  • Encontre o equilíbrio. Não ofereça uma enorme variedade de pratos, mas dê aos clientes uma boa possibilidade de escolhas.
  • Se existem determinados itens do cardápio que não vendem, analise seus preços. Será que eles poderiam se tornar mais populares, e trazer lucro, se fossem mais baratos? Faça experiências com ofertas e promoções destes pratos e, dependendo dos resultados, adeque os preços ao mercado. Caso nem assim tenham saída, tire-os do cardápio.

Como você vê, reinventar seu bar ou restaurante pode ser uma tarefa bem mais simples do que você imaginava no início desta matéria.

Boa sorte e bons negócios!!!


Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
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