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Prêmio CP - 29/09/2016
11/06/2014 - 10h44
O cadastro de clientes do restaurante é a base de um bom marketing
Com os tempos mais difíceis, os restaurantes estão à procura de opções de marketing de baixo custo para construir a consciência de sua marca e desenvolver uma base de clientes leais


Sabemos que anúncios na televisão e no rádio são uma opção atraente, mas, normalmente, só produzem um aumento vendas de curto prazo e são caros para serem veiculados regularmente. É possível, no entanto, alavancar seus esforços de formas mais criativas, utilizando os avanços da tecnologia e aproveitando o poder da internet para ficar conectado com os clientes.

O recurso mais valioso de qualquer restaurante – em termos de marketing – é o banco de dados de seus clientes regulares e fiéis. E o aumento da fidelidade do cliente é o objetivo de marketing que tem o maior potencial para impulsionar os negócios de maneira consistente e melhorar os lucros. Clientes frequentes são responsáveis ​​por 15 por cento da base de frequentadores de um restaurante, mas contribuem com aproximadamente um terço do total das receitas. Pesquisadores de Harvard descobriram que, aumentando a frequência de visitas em apenas cinco por cento, os lucros vão crescer entre 25 e 125 por cento.

E a construção de uma lista de clientes é mais fácil do que possa parecer, e pode ser feita através da coleta de dados através de vários programas, incluindo:

  • No restaurante – através de pesquisas, programas de fidelidade, concursos e promoções.
  • On-line – através de pesquisas on-line e sistemas de reserva on-line.
  • Mídia social – páginas no Facebook e no Twitter (atualizadas com frequência).
  • Mídia móvel – marketing em telefones celulares e programas de fidelidade.

A base do cadastro de clientes é sua construção, e os dados podem ser armazenados de forma segura on-line e divididos em vários grupos-alvo. Para evitar trabalho desnecessário, colete apenas os dados que serão úteis para futuras campanhas de marketing, incluindo endereços de e-mail, números de telefone celular e datas de aniversário.

O histórico do relacionamento também deve fazer parte das informações coletadas e vai mostrar a evolução da relação ao longo do tempo, mostrando os hábitos de cada cliente. Quanto mais informações forem adquiridas ao longo do tempo, mais fácil será, para o restaurante, ficar perto de seus clientes.

Campanhas de e-mail automático para aniversários e newsletters mensais são fáceis de produzir e uma maneira barata de se manter conectado. Um bom provedor de e-mail pode implementar, automaticamente campanhas baseadas em parâmetros de data específicos e oferecer relatórios para acompanhar os resultados. E-cards para aniversários e datas especiais podem ser armazenados digitalmente em uma biblioteca de marketing on-line e ser personalizados puxando a informação do cliente do banco de dados. Os cartões devem ser enviados, no mínimo, com 30 dias de antecedência, juntamente com um incentivo para visitar o restaurante. Na maioria dos casos, as pessoas celebram ocasiões especiais com amigos e família, então este é um ótimo momento para aproveitar o evento e trazer estes clientes, e seus convidados, para seu restaurante.

Para muitos restaurantes os newsletters são a principal forma de promover os seus negócios. O conteúdo pode incluir informações sobre os novos pratos do cardápio, eventos, festivais gastronômicos, degustação de bebidas, cupons, e até mesmo receitas de alguns pratos oferecidos no restaurante. Para isso, existem inúmeros modelos que podem ser baixados, gratuitamente, da internet e que são extremamente simples de serem utilizados. Os newsletters devem incluir vários hiperlinks para atrair clientes ao site do restaurante para obter mais informações ou fazer uma reserva on-line.

Construir uma relação com seus clientes regulares é imprescindível para seu restaurante, porque eles vão frequentá-lo ainda mais vezes, gastando mais dinheiro e comentando com amigos e familiares sobre a qualidade dos serviços e produtos que você oferece. Dado seu poder, o desenvolvimento de um cadastro de clientes é essencial para o marketing de qualquer restaurante e o melhor recurso para construir uma casa de sucesso. Clientes que desfrutam experiências positivas tanto em termos de comida como de serviço, têm a tendência de aumentar a fidelidade e se tornar multiplicadores das qualidades do seu estabelecimento.

Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)

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