Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
10/06/2014 - 10h00
5 motivos para tratar bem os funcionários
Invista no seu restaurante a começar pelo tratamento excelente da sua equipe


Como bom empresário, você provavelmente dedica bastante atenção a seus clientes. Afinal, são eles que trazem a receita que vai pagar as contas e fazer com que seu restaurante continue funcionando. É por isso que você quer que eles se sintam bem a cada vez que visitam sua casa.

Mas você sabia que manter seus funcionários felizes é tão importante quanto? Um grande restaurante começa com uma grande equipe. Mantê-la feliz não significa apenas aumentar seus salários (embora um salário justo seja, definitivamente, um bom passo na direção correta). Tratar bem os funcionários também é composto por bons pacotes de benefícios, oferecer treinamento adequado, e criar um plano de carreira, dando preferência aos funcionários que já trabalham com você, sempre que for promover alguém.

No entanto, isso não significa que fazê-los felizes sempre envolva dinheiro; atitudes simples, como um diálogo aberto e motivação podem fazer uma grande diferença. Grande parte de um bom relacionamento está focado no respeito ao profissional e na lembrança de que eles não são robôs que estão lá simplesmente para fazer o que quer que você diga a eles.

Em resumo, quais são os benefícios em se tratar bem os funcionários?

1. A produtividade e lealdade crescem – Quando a equipe sabe que a sua empresa se preocupa com eles, eles também se preocupam com a sua empresa. Profissionais felizes têm orgulho de seu trabalho e se esforçam em fazer o melhor possível. Trabalham mais e se sentem prestigiados.

2. A interação com os clientes melhora consideravelmente - Funcionários felizes tendem a demonstrar o seu humor quando interagem com os clientes. E os clientes sabem quando a equipe está apenas cumprindo suas obrigações e quando está empenhada em servir com vontade e comprometimento.

3. As faltas diminuem - Se você tratar bem os funcionários, eles vão ter menos estresse relacionado ao trabalho, o que irá melhorar a sua saúde. Um bom plano de saúde também pode ajudar a mantê-los prontos para o trabalho. Outro fator importante a se considerar, são as escalas de trabalho: não abuse das horas extras, pois sua equipe também quer ter uma vida familiar, e a distância de casa (esposa/marido e filhos) os faz ficar menos motivados para o trabalho.

4. Diminui o giro de funcionários – Funcionários insatisfeitos não costumam ficar por muito tempo em nenhum lugar. Em vez disso, eles vão deixando seu restaurante, aos poucos, em busca de um emprego que os deixe felizes tanto financeira, quanto espiritualmente. E você, desesperado, em busca de pessoas que possam preencher os cargos vagos – para começar tudo de novo. No entanto, quando são bem tratados, são muito menos propensos a mudar de emprego, o que significa que você vai economizar tempo e dinheiro, em contratação e treinamento. Promover internamente também faz com que os funcionários tenham propensão a permanecer no emprego, uma vez que sabem da possibilidade de melhorar de função e salário.

5. Você vai atrair uma gama de profissionais talentosos – Quando um restaurante ou bar é um ótimo lugar para trabalhar, o fato tende a se espalhar pelo mercado. E, se todos sabem que você trata bem seus funcionários, a tendência a atrair profissionais talentosos é uma simples consequência. E essas pessoas talentosas, por sua vez, farão do seu restaurante um lugar ainda melhor para se trabalhar – na verdade, tudo isto faz parte de um grande ciclo virtuoso. Cuidar de seus funcionários, fornecendo treinamento adequado, também irá ajudá-los a se tornar mais confiantes, o que leva a uma melhor interação com os clientes e maior produtividade no trabalho.

Embora existam muitos fatores que se juntam para criar uma casa de sucesso, lembre-se que os grandes funcionários são insubstituíveis. Ao tratá-los bem, você está fazendo um investimento no seu restaurante e criando um ótimo lugar para trabalhar.

Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti