Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
23/05/2014 - 15h34
À sua disposição!
O trabalho de um garçom pode ser determinante para o sucesso do seu restaurante


O garçom é peça fundamental para que qualquer estabelecimento tenha um bom andamento. Por isso, deve-se valorizar esse profissional, que, além de recepcionar e atender aos pedidos dos clientes, também precisa estar a par de tudo que é oferecido pela casa, entre refeições e bebidas.

Boa comunicação, noções de etiqueta e cuidados com a sua imagem são preceitos básicos que esse funcionário deve seguir para realizar um trabalho de qualidade. 

Em cada restaurante, um sistema de trabalho

Cada estabelecimento trabalha a sua maneira, mas, geralmente, os garçons são divididos para atender praças determinadas. Cada uma delas será atendida por um profissional encarregado de levar o cardápio, anotar os pedidos e servir a mesa.

Em alguns estabelecimentos há uma hierarquia entre esses profissionais: os commins (ajudantes de garçom), o garçom, o chefe de fila (supervisor) e o maître (profissional responsável pelos garçons da casa).

Estratégias para escolher bem

A contratação de um garçom requer alguns cuidados. Em primeiro lugar é interessante que você gestor tenha conhecimento da função na qual está contratando o profissional.

Esse processo pode ser determinado de duas formas: a terceirização, onde você deixa a cargo de uma empresa de recursos humanos essa tarefa, ou, a seleção feita internamente, na qual fica a cargo do proprietário da casa fazer a escolha, analisando uma série de questões, por meio de entrevistas e testes.

Depois de contratado, é preciso paciência

Nos primeiros dias de trabalho do recém contratado, ou seja, no período de adaptação, é ideal que o profissional atue em conjunto com outro garçom. Esse entrosamento inicial é importante para que o novo empregado se familiarize com o serviço, com os seus colegas de profissão e, principalmente com a clientela.

Onde encontrar profissionais

Algumas agências fazem a ponte necessária entre empresas e candidatos, tornando mais fácil a procura por esses profissionais. Agências de recolocação, cooperativas e escolas técnicas são algumas boas opções para encontrar a pessoa certa para a vaga. 

Fonte: Redação - 23/05/2014

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti