Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / Coloures-Pic
19/05/2014 - 09h46
Como "esticar" a verba de marketing do seu restaurante
Você tem que promover o seu negócio, mas isso não significa que você tem que ir à falência fazê-lo.



Existem inúmeras maneiras de dar conta deste trabalho, sem entrar no “vermelho”. Como? Relacionei 8 ideias, recolhidas na internet, com sugestões para você "esticar" sua verba de marketing.

1. Você não tem que, necessariamente, contratar alguém para fazer o seu marketing. Ou, se o fizer, a pessoa deve cuidar apenas dos grandes projetos. Há inúmeras coisas que você mesmo pode fazer, ou destacar uma pessoa que já seja seu funcionário para esta tarefa. Esta é uma maneira de economizar e possibilitar que alguém da sua equipe aprenda algo de novo e consiga aumentar seu rendimento.

2. As mídias sociais são extremamente eficazes e gratuitas! Todo restaurante deveria ter uma página no Facebook, uma ótima maneira de atingir e interagir com seus clientes. O Twitter pode ajudá-lo a construir uma rede de seguidores e fazer com que todos saibam de suas promoções e ofertas. E não se esqueça do FourSquare, do Pinterest e o Instagram. Descubra o que você pode usar para chegar a seus clientes e certifique-se de tirar proveito delas.

3. Outra forma de publicidade gratuita? O boca a boca. Poucas coisas são tão eficazes quanto os comentários de clientes felizes. Incentive-os fazer postagens sobre o seu bar ou restaurante em suas páginas pessoais e use citações de clientes em seu site ou página do Facebook.

4. Repense suas estratégias desgastadas. Você não tem que continuar fazendo a mesma coisa, só porque já fazia antes. Talvez os anúncios no jornal local não estejam mais dando retorno e você poderia investir o mesmo valor – ou até menos – nas mídias sociais. Faça uma análise profunda de suas atividades atuais de marketing e veja o que você precisa cortar.

5. Mas continue com o que funciona. Embora você deva analisar suas estratégias, não há necessidade de abandonar as campanhas que estão funcionando apenas para tentar algo chamativo. Se o seu marketing atual traz clientes, mantenha-o e adicione outras formas, menos caras de marketing.

6. Recicle! Quem disse que você precisa começar “do zero” a cada vez que cria um novo projeto? Utilize as mesmas imagens – desde que sejam de qualidade – e replique-as nos diferentes materiais promocionais.

7. Os eventos de caridade são uma ótima maneira de atrair pessoas sem gastar muito. A caridade vai fazer a sua própria promoção, e você vai se beneficiar sem gastar muito. Além disso, as pessoas vão perceber sua preocupação com a comunidade e reconhecer seu esforço. Isto também ajuda a trazer mais negócios.

8. Mantenha seus clientes felizes. Sim, eu sei que você quer trazer novos clientes, mas não se esqueça de seus clientes atuais. Trazer de volta os clientes, e torná-los fieis, é extremamente importante. Crie promoções e ofertas especiais para eles.

O marketing do seu bar ou restaurante não tem que custar fortunas. Use algumas dessas dicas, e você vai aproveitar ao máximo o seu investimento.

Provavelmente, você terá outras ideias. Divida-as conosco. Faça seus comentários.


Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti