Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
05/05/2014 - 15h02
Dicas de gestão: solucionando problemas (I)
Identifique e solucione os problemas corriqueiros do seu negócio


No dia a dia de um estabelecimento de alimentação fora do lar surgem muitas dúvidas em relação às soluções de problemas frequentes. Por exemplo, você entende a influência que um colaborador desmotivado causa nas operações do seu negócio? E no que diz respeito ao atendimento? Outras situações, tão importantes quanto essas, como a reclamação de um cliente ou um serviço de delivery mal planejado, são fatores que, certamente, devem ser tratados com bastante atenção.

Veremos a seguir, algumas dicas de gestão que poderão lhe ajudar a identificar e solucionar os principais problemas do seu estabelecimento.

Você deve cobrar os uniformes dos colaboradores?

Vamos ser claros e dizer que é frustrante oferecer um uniforme para o colaborador que vai embora poucos dias depois, mas antes de tomar qualquer atitude precipitada, considere também as restrições legais, assim como a mensagem que você vai passar para seus colaboradores ao definir regras sobre o assunto. As leis trabalhistas consideram o uniforme uma despesa da empresa. O empregador não pode deduzir dos ganhos do trabalhador o custo do uniforme de trabalho, mesmo porque ele é exigido por você.

As férias são para todos, para a sua equipe também

Os restaurantes costumam receber mais clientes em épocas de celebrações como, por exemplo, férias escolares, carnaval e feriados. Isso também representa um aumento nas vendas do seu negócio. Sabemos que essa prestação de serviços, por ser intensa tanto para os colaboradores quanto para os proprietários, impede que esses profissionais consigam ficar ao lado de suas famílias e amigos durante as festas de final de ano, por exemplo. Portanto, é preciso reconhecer que todos têm a necessidade de ficar ao lado da família, principalmente nessa época do ano. Lembre-se de reconhecer que seus colaboradores têm pessoas importantes em suas vidas, assim como você. Entender isto pode ajudar no sucesso do seu negócio.

Como ´´ganhar´´ clientes insatisfeitos

Todo negócio tem de lidar com reclamações. Entenda-as como o que elas realmente são: um feedback importantíssimo sobre o seu trabalho e como ele pode ser melhorado. As reclamações também ajudam a melhorar a gerência e permite que os clientes insatisfeitos tornem-se clientes fieis e frequentes.

  1. Mostre que você se preocupa. Agradeça o cliente por mostrar o problema.
  2. Peça desculpa com sinceridade. O cliente só quer ter a certeza de que você vai sanar o problema – depois de você ter se desculpado pela situação.
  3. Deixe claro que você vai se empenhar pessoalmente nesse objetivo. E faça-o imediatamente.
  4. Ofereça algo como compreensão para o incômodo. Sobremesas gratuitas, por exemplo, pode funcionar bem.
  5. Faça com que ele volte ao seu negócio. Garanta, também, que no seu retorno tudo será diferente e ofereça um desconto ou um prato de entrada gratuito.
Fonte: Redação - 05/05/2014

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti