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Prêmio CP - 29/09/2016
31/03/2014 - 10h58
Como contratar o colaborador ideal? (Parte II)
Veja 40 dicas de perguntas para fazer antes de contratar um novo funcionário para o seu estabelecimento


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11) Qual o passo que a maioria dos operadores costuma pular no processo da contratação e que não deveria fazer? – Permitir que os candidatos se encontrem com os outros membros de sua equipe durante a entrevista.

12) Qual é a melhor maneira de fazer isso? – Faça com que um colaborador de sua confiança se reúna com o candidato para responder as perguntas sobre o trabalho.

13) A que eu deveria prestar atenção em uma entrevista, além das respostas? – Contato visual, jogo de cintura e simpatia.

14) Existe outra maneira eficaz que pode medir habilidades de atendimento ao cliente? – Peça exemplos de situações em que o candidato tenha ajudado outras pessoas. Caso ele não tenha experiência no setor, atitudes como trabalho voluntário ou doação.

15) Qual é uma maneira barata de oferecer incentivos aos empregados e fazê-los se sentirem valorizados? – Reconhecimento verbal ou sob a forma de algo como um cartão.

16) Existe alguma coisa que eu possa fazer para que os colaboradores se preocupem com as vendas? – Incentivos e metas de vendas, podendo receber um bônus por isso.

17) O que posso fazer para garantir que eu contrate colaboradores de confiança e que não irão roubar? – Verifique o passado do candidato, uma forma fácil e barata de resolver a situação. Permita que ele saiba que você fará isso.

18) É  possível monitorar os colaboradores sem fazê-los sentir como se não confiasse neles? – Sim, sendo uma presença viável e constante no estabelecimento. Empenhe-se em conhecer as pessoas individualmente, assim se sentirão mais responsáveis e valorizadas.

19) O monitoramento por vídeo é uma má ideia? – Não, os consultores aconselham. Apenas certifique que as câmeras são para a segurança do local e dos colaboradores.

20) Quantas vezes devo premiar a equipe? E os prêmios devem ser baseados no mérito? – 1º: Você deve dar aumentos anuais que cubram pelo menos a correção do custo de vida. 2º: Estabeleça metas individuais e coletivas; acompanhe a atividade de cada um dos colaboradores e faça avaliações periódicas.

 

Fonte: Redação - 31/03/2014

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