Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
24/02/2014 - 16h05
A economia de hoje é o lucro de amanhã
Economizar dinheiro é importantíssimo para qualquer negócio. Saiba que há diferentes formas de unir seus colaboradores para uma economia ecologicamente consciente.


As variadas soluções de economia, seja ela no gás de cozinha, na eletricidade ou na água, podem e muito, dar resultados. Para que você tenha um controle maior dessas medidas, ressaltamos aqui, que não basta apenas instalar equipamentos ou sistemas para a economia de recursos, a participação de TODOS os colaboradores é extremamente fundamental. É necessário fazer com que a equipe perceba a importância da economia, deixando que eles participem e se atentem as boas práticas. Fazer um trabalho de conscientização junto a sua equipe é o melhor método a seguir. Além disso, quando todos participam, torna-se mais claro para o cliente a preocupação do estabelecimento em relação à preservação dos recursos naturais.

Agora, vamos tratar de alguns exemplos de produtos que podem ser instalados no seu restaurante.

  • Lâmpadas fluorescentes compactas: Consomem menos energia elétrica do que as lâmpadas incandescentes, principalmente quanto mantidas acesas por um longo período de tempo.
  • Lâmpadas LED: Capacidade de iluminação grande e consumo muito reduzido em relação às incandescentes e mesmo fluorescentes compactas.
  • Sensores de presença: Detecta a movimentação em determinada área de cobertura e aciona a iluminação por tempo indeterminado. A luz desliga automaticamente quando o sensor deixa de ser estimulado.
  • Torneiras com fechamento automático: Os sensores acionam quando detecta as mãos do usuário na pia, e desliga automaticamente após um pequeno intervalo de tempo.
  • Aeradores de torneira: Pequenos dispositivos acoplados à bica das torneiras que misturam ar à água e restringem a vazão da torneira.
  • Sistema de reuso da água: Proibido para o preparo de alimentos, consumo ou para a higiene de pratos e utensílios, o sistema de reuso capta a água da chuva, trata e armazena para a utilização em outras tarefas, como na lavagem das calçadas, por exemplo.
  • Aquecimento solar: Painéis solares que contribuem para a redução da energia elétrica, servindo de fonte de água quente para a lavagem de pratos e utensílios.

O ideal é que esse investimento seja feito desde o projeto, de maneira que os recursos de iluminação e ventilação sejam aproveitados ao máximo, reduzindo assim o consumo de energia com ar condicionado e iluminação artificial. Com um sistema adequado, a economia de dinheiro pode ser significativamente alta. A utilização mais racional dos recursos ecológicos pode gerar uma imagem bastante positiva do seu estabelecimento e que também trará bastante retorno a você. 

Fonte: Redação - 24/02/2014

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti