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Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / cristovao31
13/02/2014 - 09h32
Como fidelizar os clientes do restaurante
Em qualquer ramo de atividade, trazer um cliente novo é SEMPRE muito mais caro do que manter os clientes fiéis



A publicidade pode ser uma arma interessante para trazer mais clientes para o restaurante. Rádios, jornais, folhetos, mala direta, e-mail marketing… todos esses veículos são eficazes para atrair clientes, mas não são realmente eficientes para fidelizá-los. E, em suma, são os clientes habituais que alavancam as vendas e maximizam os lucros.

Então, qual seria a ´´arma secreta´´ para fidelizar o cliente? Simples: menos publicidade, e mais marketing. Para ser específico: mais MARKETING INTERNO. A grande maioria dos proprietários de restaurantes, inadvertidamente, negligencia a sua ferramenta mais poderosa de marketing… seus próprios garçons.

Publicidade pode trazer um cliente pela primeira vez, mas garçons bem treinados irão maximizar as chances de que o cliente retorne. Parece simples, certo? Mas transformar ´´tiradores de pedido´´ em verdadeiros vendedores e ´´marqueteiros´´ do estabelecimento é um desafio que os proprietários de restaurante enfrentam todos os dias.

  • Mude a abordagem da equipe do salão  na maior parte das vezes, o garçom é uma pessoa extremamente simpática, mas se dedica a, unicamente, anotar o pedido do cliente, servir os pratos e entregar a conta. E, este é o tipo de atitude que sabota a satisfação do cliente e sacrifica os lucros do restaurante.

    Se você quiser mudar, comece treinando-os para que conheçam o cardápio de ´´dentro para fora´´: como os pratos são preparados, os ingredientes utilizados e qual o acompanhamento adequado para cada item, de modo que eles possam ser autênticos, façam recomendações interessantes e ´´vendam´´ os pratos mais lucrativos – sem enganar o cliente – mas oferecendo a melhor experiência que seus convivas possam ter.

    Eles também precisam ser especialistas no próprio restaurante. Muitos clientes são visitantes de primeira viagem e não sabem qual a especialidade da casa e o que pode ser pedido para atender aos desejos de cada um deles. E, mesmo os clientes mais antigos podem ser surpreendidos com um novo item do cardápio, novos ingredientes, enfim uma nova oportunidade de transformar a refeição em uma comemoração.

  • Entretenimento - O ramo de restaurantes é ´´Show Business´´! Quando as portas se abrem para o público, e a cortina sobe, é, literalmente, ´´Show-Time´´. Cada membro da equipe se torna um ´´artista´´, no palco do salão, para entreter, aconselhar e informar os convidados.

    A grande maioria dos clientes vem porque precisa e quer comer. Embora eles possam não estar à procura de ´´algo mais´´, esta é a oportunidade que você tem para impressioná-los, dando mais do que eles esperam do estabelecimento. Fazer uma refeição fora de casa deve ser uma experiência memorável, englobando a qualidade da comida, da bebida, e do serviço oferecido pela equipe do salão.

    E os garçons são o ´´veículo´´ que vai mostrar aos clientes porque seu restaurante é especial, único, e como isto vai transformar sua experiência num momento especial. O objetivo é que eles não só voltem, mas se sintam compelidos a trazer seus amigos nas próximas visitas. Um treinamento adequado irá aumentar a alavancagem do “boca-a-boca” dos clientes, que faz muita diferença – é barato – e transforma seu restaurante um estabelecimento de sucesso.


Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
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