Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / Blend Images
13/1/2014 - 09h26
Determine seus objetivos para 2014
Agora que o ano novo já chegou, este é o momento perfeito para avaliar os objetivos do seu bar ou restaurante para o ano que vai começar



Você ainda não fez isso? Bem, então este é o momento para colocar suas metas no papel.

Objetivos não são apenas algo por que se tem que lutar, mas também ajudam a medir seu progresso. Sem eles, você não tem como saber se o seu negócio está melhorando ou não. Os objetivos dão as medidas concretas para se trabalhar, como, por exemplo, um determinado lucro ou número de clientes. Além disso, as metas o forçam a ser pró-ativo, não reativo. Ao agir pró-ativamente, você vai ficar acima da média e irá corrigir as áreas problemáticas antes que elas ´´destruam´´ seu bar ou restaurante.

Então, por onde começar? Primeiro, é importante dar uma boa olhada na situação atual de seu bar ou restaurante. Quais são seus pontos fracos? Pense sobre as queixas mais comuns dos clientes, e dê uma espiada nas opiniões on-line sobre o setor, para ver se há quaisquer semelhanças. Tente se lembrar de todos os problemas que você teve com qualquer aspecto de seu restaurante. E não se esqueça de pensar sobre seus pontos fortes. O que você está fazendo bem feito, e se há alguma maneira de fazê-lo ainda melhor?

O estabelecimento de metas não deve ser algo que você faz sozinho. Envolva seus funcionários no processo, ou, pelo menos, incentive sua participação em algum ponto ao longo do caminho. Reveja todos os seus documentos e registros financeiros de 2013. Quais são as suas áreas problemáticas? O que/onde você quer melhorar?

Em seguida, pense sobre como você gostaria de ver o seu bar ou restaurante no próximo ano. Quer ter um melhor serviço ao cliente? Quer que os lucros sejam mais elevados? Que o seu restaurante ou bar faça parceria com uma instituição de caridade? Você quer substituir todo o mobiliário e criar uma nova decoração?

Para fazer com que estas metas realmente se tornem realidade, você precisa se concentrar em que elas sejam:

  • Específicas
  • Mensuráveis
  • Atingíveis
  • Relevantes
  • Com prazo determinado

Uma meta como ´´ganhar mais dinheiro´´ não vai ajudar muito, porque é muito vaga. Mas se você tem um objetivo com um valor específico, então saberá exatamente para quê está trabalhando. Isto torna mais fácil para medir se alcançou, ou não, aquilo a que se propôs. Metas atingíveis são aquelas que você pode, teoricamente, alcançar. O que não significa que seus objetivos não devam ser um desafio, nem algo inatingível como lucrar R$ 5 milhões no próximo ano, se os seus lucros nunca chegaram nem perto disso!

Objetivos relevantes são aqueles que se encaixam com o perfil do seu bar ou restaurante. E objetivos com tempo determinado devem ser efetivados num prazo muito bem definido. Por exemplo, você pode determinar como meta ter um valor definido de lucro no mês de julho – que para seu estabelecimento é um mês mais fraco.

O mercado de bares e restaurantes tem uma concorrência acirrada e, a cada dia, novos empreendimentos são abertos, o que significa que você precisa ser competitivo. Mas isso só será possível se estiver constantemente mudando e melhorando o seu negócio. As metas vão fazê-lo a pensar sobre onde você quer chegar no próximo ano, e irão ajudá-lo a chegar lá. Se você defini-las claramente e trabalhar para que se tornem realidade, nesta mesma época de 2014, você vai ter um bar ou restaurante de muito sucesso.

Feliz Ano Novo!!!


Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti