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Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / fotogestoeber
06/1/2014 - 09h50
Começar do zero ou comprar um restaurante em funcionamento?
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Sua decisão deve ser baseada em seu fluxo de caixa, bem como seus objetivos de curto e de longo prazo.



Você já decidiu que quer ter o seu próprio restaurante. Em primeiro lugar, é preciso decidir se quer comprar um empreendimento já está estabelecido, ou vai construir um a partir do zero. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Sua decisão deve ser baseada em seu fluxo de caixa, bem como seus objetivos de curto e de longo prazo.

Iniciando seu próprio restaurante

Se você tem dinheiro em caixa e uma ideia específica em mente, começar do zero é, definitivamente, uma aventura e um desafio. Você não só vai ter administrar arquitetos, engenheiros e empreiteiros, como criar um plano de negóciomuito bem elaborado para ter certeza de que o investimento vai valer a pena.

As estratégias de marketing precisam ser bem pensadas e devem estar prontas bem antes da abertura do seu novo restaurante. Tempo e dinheiro precisam ser investidos em propaganda, bem como na construção, no equipamento, em pessoal, etc.. Mesmo se você tiver um cozinheiro fantástico, uma equipe impecável, e instalações espetaculares, se aquela que você imagina ser sua base de clientes não estiver ciente de que você existe, é o início do fim. Antes mesmo de começar.

Se você não tem capital para iniciar um negócio sozinho, procure por investidores que possam ajudá-lo a começar. Mesmo porque, duas, ou mesmo três cabeças, pensam muito melhor do que uma só – e isolada. Certifique-se de que você e seus parceiros têm objetivos semelhantes para o restaurante antes de começar.

Comprando um restaurante existente

Para os iniciantes, a compra de um restaurante existente faz mais sentido, e exige menos capital inicial. Mesmo que este tipo de negócio também não seja barato, e pode ter armadilhas associadas, o risco é muito menor do que começar seu próprio negócio a partir do zero. Ao olhar para a compra de um restaurante existente, preste muita atenção ao projeto do salão e da cozinha, bem como o estado dos equipamentos. Se você comprar um restaurante já em funcionamento, porque quer economizar dinheiro, e depois descobrir que precisa de uma série de reformas e os equipamentos estão em ´´final de linha´´, esta opção, certamente, vai ser mais cara. Contrate um consultor para acompanhá-los nas visitas e fazer uma análise da situação.

Há muitas vantagens para esta opção, o fluxo de caixa imediato que, teoricamente, não será problema, pois o negócio já está funcionando e tem a sua própria base de base de clientes. Às vezes, as empresas mudam de mãos, porque o proprietário anterior se aposenta. Mas outras vezes isto acontece, porque a gestão anterior não estava fazendo um trabalho adequado. Se você assumir uma empresa com má reputação, algum dinheiro em marketing e publicidade será necessário para reverter a situação e trazer os clientes de volta.

  • Começar do Zero
    • Prós
      • Você pode construir/reformar a cozinha e o salão com suas próprias especificações;
      • Desde que você está começando do zero, você não terá que lidar com a reputação persistente do restaurante anterior;
      • Você tem a possibilidade de escolher o seu pessoal, bem como ter controle de todo o marketing.
    • Contras
      • É preciso muito dinheiro para a construção/reforma, e o negócio não vai começar a gerar receita imediatamente;
      • Campanhas de marketing são necessárias para construir uma base de clientes;
      • Todos os equipamentos devem ser comprados por você, assim como todos os funcionários treinados por você.
  • Comprar um restaurante existente
    • Prós
      • Fluxo de caixa é imediato e vem com o próprio negócio;
      • Os funcionários já estão treinados e disponíveis para o trabalho;
      • A construção já está de pé, e os equipamentos instalados.
    • Contras
      • Necessidade de substituição de equipamentos – ultrapassados e/ou desgastados – e o imóvel pode precisar de uma reforma;
      • Você não tem a liberdade de dar seu toque pessoal ao design, desde a estrutura já está pronta;
      • Se o proprietário anterior tinha má reputação, você pode ter que trabalhar muito para reverter a publicidade negativa.

Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
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