Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / Tyler Olson
18/12/2013 - 09h39
Uma forma barata de atrair novos clientes
Fazer marketing para atrair novos clientes é caro. Muito caro.



Descobri uma maneira que pode acelerar esse processo, sem se tornar um peso nas finanças do restaurante.

Ao tentar atrair novos clientes, os restaurantes costumam usar a publicidade tradicional, como anúncios em jornais, revistas locais, guias de compras, rádios e outras formas de mídia de massa.

Este tipo de publicidade geralmente é caro, difícil de ter os resultados aferidos e, para os restaurantes independentes, com orçamentos limitados, é, muitas vezes, ineficaz.

Uma experiência realizada por um restaurante do interior de São Paulo, atraiu mais de 50 novos clientes em apenas uma semana, fazendo uma promoção simples com uma empresa local (lavagem de carro/troca de óleo).

O proprietário do restaurante entrou em contato com o gerente de um lava-jato próximo, e perguntou se ele gostaria de distribuir cupons oferecendo aperitivos gratuitos, para presentear os clientes do lava-jato. Lógico, o acordo foi fechado, pois interessava também ao outro lado. Os cupons foram impressos e cerca de 250 distribuídos na primeira semana.

Para acompanhar os resultados, os garçons foram instruídos a perguntar aos clientes se esta era a sua primeira visita e solicitavam os cupons para carimbar no caixa.

Como resultado desta promoção simples, e praticamente sem custo, o restaurante serviu 52 refeições para novos clientes nesta primeira semana. Quase todos consumindo pratos principais ou outros itens que mais do que pagaram o investimento feito em aperitivos gratuitos e impressão de cupons.

Acompanhando os resultados, o dono do restaurante criou um cartão-fidelidade especial e distribuiu entre os novos clientes. Resultado: as vendas cresceram exponencialmente. O retorno dos novos clientes tornou-se praxe.

Olhe para o seu redor. Muitos estabelecimentos comerciais podem se tornar seus parceiros em promoções similares para angariar novos clientes a um custo relativamente baixo.


Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti