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Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / fotogestoeber
05/12/2013 - 09h53
Seis ideias para o marketing do seu restaurante
O volume consistente de vendas, através do retorno constante dos clientes regulares, é a base de uma receita sustentada, que permite que o restaurante tenha sucesso e cresça



Muitos imaginam que, para chegar a esse tipo de sucesso houve a necessidade de muitos anos de trabalho duro, construindo uma sólida base de clientes. No entanto, essa suposição nem sempre é verdadeira. Uma série de táticas de marketing de baixo custo pode gerar uma grande quantidade de negócios para qualquer restaurante, muito rapidamente.

Preparei esta relação, com base em inúmeras matérias sobre marketing, coletadas por toda internet e em revistas especializadas:

1. Cultive o ´´boca-a-boca´´ – Clientes satisfeitos são a melhor propaganda que você pode ter. Eles não têm compromisso com ninguém, mas trazem novos clientes para seu restaurante. Incentive-os a comentar as boas experiências que tiveram sem seu estabelecimento. Crie um sistema de pontuação para cada novo cliente que cada um deles trouxer para o restaurante.

2. E-mail Marketing – É uma ferramenta de marketing livre que permite que você se comunique com sua base de clientes de uma só vez. Através do e-mail, você pode disseminar informações sobre eventos especiais, cardápios sazonais, lembrar os clientes de um aniversário próximo – e que pode ser comemorado com um jantar especial – e inúmeras outras promoções. Invista na criação de um banco de dados de clientes. É barato e efetivo. E, à medida que seu restaurante crescer, o boca-a-boca vai espalhar suas ofertas especiais através de sua lista de endereços, o que vai aumentar sua base de clientes.

3. Ferramentas de mídia social – Na maioria dos casos as contas nas mídias sociais são gratuitas, permitindo que se crie presença na Internet de forma rápida e barata. No entanto, elas exigem tempo e trabalho para uma atualização constante, com conteúdo que realmente gere interesse e mantenha as pessoas atentas ao seu restaurante.

4. Cartão de fidelidade – É fato que todos gostam de receber algo de graça. Crie um cartão-fidelidade, onde, a cada dez refeições a décima primeira será gratuita. Este é um tipo de promoção que funciona muito bem nos restaurantes a quilo. Já no caso dos estabelecimentos que trabalham com cardápio, implemente um sistema de descontos progressivos.

5. Use Cupons – Na mesma linha de sentir que está ganhando algo, os clientes podem passar a visitar seu restaurante, se você distribuir cupons de desconto pela região, em lojas e escritórios. Os cupons oferecem uma economia real, tangível e imediata para o cliente. E, na maioria dos casos, as pessoas tendem a comprar mais do que uma refeição, vão comer com outra pessoa, consomem bebidas, refrigerantes e acompanhamentos. Sei que esta opção é discutível, pois você pode atrair apenas os caçadores de pechinchas. Por isso, comece com ações limitadas e localizadas, e monitore os resultados.

6. Faça a promoção nas mesas com flyers – As mesas do seu restaurante são um dos melhores e mais baratos veículos de comunicação que pode haver. Basta colocar as promoções em suportes plásticos e espalhas pelas mesas. Faça uma tentativa, com ofertas que induzam a um consumo imediato. Aqueles poucos segundos de leitura ociosa podem chamar a atenção do cliente para algo que ele nem mesmo pensava em solicitar. Combine os anúncios com eventos especiais, e as vendas podem crescer exponencialmente.

O marketing de um restaurante não precisa ser algo caro. Basta ser eficaz. Combine algumas das ferramentas acima e utilize as redes sociais para ganhar mais clientes. Isto vai gerar uma receita consistente e as vendas manterão seu restaurante em constante crescimento.


Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
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