Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / Kzenon
02/12/2013 - 09h54
Cinco regras para trabalhar com a família
Uma das saídas para ter sucesso num negócio familiar é dar um valor extraordinário ao diálogo e em fazer desse um hábito frequente



Como fazer funcionar?

Qual é a receita secreta para trabalhar tão estreitamente com a família, especialmente aqueles de quem você está mais perto, mas que têm diferentes personalidades e experiências? Como você pode fazer o seu negócio ter sucesso e manter sua família intacta?

Há apenas uma maneira de fazer um negócio de família funcionar com sucesso: a comunicação.

Haverá explosões, acredite, mas mesmo nesses momentos, a consciência de que nos amamos uns aos outros mais do que amamos ao próprio negócio é o que vai permitir seguir em frente. Se você é capaz de fazer apenas duas coisas, faça essas:

  • Reconheça que a relação com os membros da família é mais importante do que o lucro do restaurante.
  • Lembre-se que ´´colocar os problemas na prateleira´´ e, de um momento para o outro, deixá-los explodir é a maneira errada de administrar o relacionamento. Fale sobre o que não lhe agrada, o mais rápido possível e entenda que a comunicação é vital para o sucesso.

Os dois pontos que acabei de citar são os mais importantes, e eu não me canso de enfatizá-los. No entanto, existem mais três coisas que você precisa prestar muita atenção quando se trabalha em família.

  • Cuidado com o ego – O ego é muito difícil de ser administrado e é o motivo de inúmeros confrontos familiares. Contenha-se. Respeite os outros membros da equipe/família.
  • Seja flexível, mesmo quando isso for realmente difícil de fazer - Problemas enormes podem acontecer quando os mais velhos não conseguem absorver as mudanças feitas pelas novas gerações. Ceder espaço para novas ideias é extremamente importante para qualquer negócio e pode fazer com que se torne uma vantagem competitiva realmente relevante. Da mesma maneira, a experiência dos mais velhos é uma enorme bagagem de gestão e que deve ser respeitada e analisada com atenção.
  • Reserve um tempo para manter o relacionamento familiar fora do ambiente de trabalho - Uma coisa que não pode ser esquecida é que, apesar de parceiros no trabalho, vocês também são parte de uma família e, como tal, devem manter o relacionamento pessoal fora do negócio. É muito fácil ter a tendência para sempre falar de negócios, e 99 por cento do tempo vocês acabam falando os problemas do dia a dia. Aí, começam a não quer falar uns com os outros, porque o contexto do relacionamento é sempre negativo. Encontre algo para fazer junto com os demais, e que não tenha nenhum relacionamento com a atividade profissional. Por exemplo, vá a um jogo de futebol com seu pai/mãe/irmão/filho. Vá pescar, escalar montanhas, ou encontre qualquer outra distração onde não se fale sobre negócios. Manter a relação familiar além da empresa é extremamente importante para a família e para os seus negócios.

Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti