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Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / corbisrffancy
20/11/2013 - 09h41
Quatro maneiras de atrair mais clientes para seu restaurante
Uma série de fatores divide restaurantes de sucesso daqueles ´´nem tanto assim´´.



Mesmo que não haja respostas óbvias, várias coisas podem ser feitas para gerar uma boa vantagem competitiva para seu estabelecimento. Estas quatro dicas eu selecionei, entre dezenas de outras, em matérias escritas sobre o assunto em algumas das mais importantes revistas americanas sobre restauração.

1. Esteja sempre presente – É a qualidade de seus pratos e sua ligação com o restaurante que irão gerar uma conexão direta com seus clientes, funcionários e a comunidade. Reserve parte do seu tempo para se envolver nas operações diárias do restaurante, e ter certeza de que ele seja uma representação positiva do seu estilo. Interaja com sua equipe e pare para conversar no maior número de mesas possível, e saber qual a avaliação que os clientes fazem da sua comida. Eles estão lá para vê-lo, o chef, o proprietário, o criador, por isso é importante dizer ´´Olá´´. Pequenas parcelas do seu tempo, mas que fazem com que os clientes voltem seguidamente ao restaurante. Afinal, você é o artista.

2. Tenha preços justos - É importante que os preços cobrados pelo seu restaurante sejam razoáveis, mantendo um ótimo padrão de qualidade. Quando calcular os preços do cardápio, considere a economia e o estilo de vida locais. Por exemplo, um tíquete médio de São Paulo, não pode ser replicado no interior de Goiás. O preço vai variar de acordo com a localização e seus custos.

3. Participe mais da comunidade – Como? Se for possível, use produtos locais. Por um lado, você vai garantir ingredientes muito mais frescos se comprar os insumos de sitiantes da sua região, dos pescadores do mercado, etc., em vez de comprar de uma grande distribuidora que ainda tem que embalar e enviar para você. Mais importante: utilizando os mercados e os agricultores da região, você está investindo pontualmente e ajudando a melhorar a economia. Esta interação com os produtores locais vai tornar seu restaurante mais conhecido e vai trazer à tona seu comprometimento com a comunidade.

4. Crie mais ambientes – Se quiser que o seu restaurante seja um retrato de suas ideias e de seu conceito, é preciso ´´abrir as portas´´ para a maior variedade possível de clientes. E, uma maneira de fazer isso é criar vários ambientes diferentes e que atendam às necessidades de cada uma das ´´tribos´´. Por exemplo, se houver espaço, crie um pátio externo com música ao vivo e iluminação à base de tochas. É diferente e pode receber as pessoas mais jovens. No interior, uma sala ambientada como adega, pode receber os clientes mais sofisticados e que queiram algo mais íntimo. Seja criativo com seus espaços e não tenha medo de mudar as coisas ao redor. Uma simples reforma pode criar inúmeros ambientes e tornar seu restaurante muito mais abrangente em termos de clientes. Em pouco tempo, todo mundo irá querer visitar o ´´novo´´ restaurante da região.


Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


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