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Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia / Michaela Brandl
13/11/2013 - 09h48
Aumente o lucro do restaurante com a venda de produtos
Com a temporada de festas se aproximando, este é o momento perfeito para começar a vender mercadorias no seu restaurante – afinal, elas podem ser presentes ideais para o Natal.



Com a temporada de festas se aproximando, este é o momento perfeito para começar a vender mercadorias no seu restaurante – afinal, elas podem ser presentes ideais para o Natal. E, essa também é uma grande oportunidade de mostrar a sua criatividade e toda a versatilidade do seu restaurante. A venda de itens de varejo, e também promocionais, vai ajudá-lo a fortalecer e melhorar a sua marca e, é claro, adicionar mais alguns, bons, reais (R$) às suas vendas.

Além de tudo, esses produtos também adicionam um forte toque de profissionalismo ao seu restaurante, e dão aos clientes uma melhor dimensão de seu serviço e algo interessante para olhar quando circulam pelo estabelecimento.

Alguns conselhos:

  • Deixe sempre os produtos à vista, e também à venda no seu site, a preços razoáveis e acessíveis.
  • Decore uma vitrine mostrando todos os produtos, com sinalização adequada e explicativa.
  • Como opção promocional, ofereça, como brinde, um desconto de 10% nas compras de produtos para cada cliente que fizer a refeição em seu restaurante.
  • Se você tiver um bom banco de dados, faça uma campanha de e-mail marketing e envie um cupom de desconto de 10% para a compra de mercadorias.

Não há, praticamente, nenhuma desvantagem em vender produtos de varejo a partir da operação do seu restaurante.

Além da receita adicional que gera, cada produto que você vende com sua marca, atua como publicidade gratuita e, se ninguém compra nada, use os produtos como brinde promocional para futuras promoções e eventos.

Aqui estão algumas ideias de diferentes produtos de varejo que poderiam ser oferecidos no seu restaurante:

  • Livros de receitas - Se você serve pratos reconhecidamente especiais, está na hora de criar um livro com receitas que seus clientes sejam capazes de replicar em casa. Inclua muitas fotos dos pratos, e uma história interessante e informativa do restaurante. Inclua, também, fotos suas e da sua equipe para que seus clientes se familiarizem com todos. A familiaridade gera negócios adicionais, como o fato de que seus clientes irão se sentir mais inclinados a visitar o seu restaurante repetidamente, porque eles sentem que vocês e eles se conhecem – são amigos.
    Com a impressão gráfica digital, é bem mais barato produzir um livro em pequenas tiragens. Faça uma pesquisa no Google e você vai descobrir alguns bons fornecedores e, o que é mais importante: eles entregam em qualquer lugar do Brasil e tudo é feito via internet.
  • Doces/Chocolates/Balas - As crianças têm grande influência na decisão de onde a família vai almoçar ou jantar. Colocar à venda doces/chocolates/balas é uma ótima maneira de atraí-las para seu restaurante. Quando elas virem que você oferece mais essa opção, terão a tendência de dizer aos pais que seu restaurante é o seu (deles) favorito, e que desejam voltar. Produza seus próprios doces/chocolates/balas, ou compre-os de um fornecedor confiável e de qualidade, e embale com sua própria marca. Alternativamente, crie uma prateleira e coloque vários potes com uma boa variedade de doces/chocolates/balas e faça a venda por peso. É divertido e permite que as crianças – e adultos – façam sua própria seleção. Garanto: isso dá resultado e é uma fonte de receita adicional, com custo extremamente baixo.
  • Seus próprios pratos (rotisseria) - Se o restaurante é reconhecido por seus pratos, sobremesas, temperos, crie uma vitrine – se possível, na entrada – e ofereça a possibilidade de que os clientes levem para casa o cabrito congelado, a torta de maçã ou o molho de salada que “fizeram sua cabeça”. No entanto, tenha muito cuidado com a embalagem e com a refrigeração/manutenção destas opções, pois elas têm validade e exigem temperatura e acondicionamento especiais. Mas, tenha certeza, vale a pena.
  • Produtos de terceiros – Você conhece alguém que faz uma torta espetacular? Uma geleia ´´dos deuses´´? Um tempero seco orgânico? Confia no fornecedor? Coloque à venda com seu ´´selo de garantia´´. Você vai avalizar o produto e gerar uma nova fonte de renda. No entanto, lembre-se: só coloque na sua vitrine produtos que você tenha certeza de que merecem sua confiança. Afinal, se alguma coisa der errado, os clientes vão cobrar de você! E, por favor, esqueça aquele fornecedor que quer ´´descontar´´ em cima do cliente seus próprios custos de implantação. Exemplo: vender 250 ml de azeite nacional ´´razoável´´ pelo preço de azeite grego ´´extravirgem de primeira´´. Seus clientes não vão comprar! Só porque o Brasil não tem tradição na produção de azeite e os gregos fazem isso há alguns milhares de anos.
  • Vestuário: bonés, camisetas, blusões, etc. – Camisetas e bonés são o que há de mais barato em termos de vestuário. E, seus clientes vão pagar para você, levar uma camiseta/boné, com sua marca, e ainda fazer propaganda gratuita do seu restaurante. Existe coisa melhor? Ofereça produtos de boa qualidade que tenham seu logotipo, ou slogans engraçados – imagens ou caracteres, sempre com a mensagem do seu restaurante. Tenha variedade de produtos: para mulheres, crianças, homens, em vários tamanhos. Os bonés são a melhor publicidade gratuita que você pode obter para seu restaurante. As camisetas, às vezes, podem ser cobertas por casacos, mas os bonés sempre estão em exibição. Eles são a melhor ferramenta de marketing e os produtos mais baratos para produzir. Repito, consulte o Google para suas pesquisas. Você vai encontrar inúmeros fornecedores, com bons preços, e que entregam em todo o Brasil.

Nem é preciso dizer que tudo tem que ficar à mostra e ser divulgado com banners, material promocional nas mesas, folhetos, etc..

E, ainda mais, estas são ferramentas de marketing espetaculares e gratuitas – pois são pagas pelos próprios clientes.

Boas vendas!


Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


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