Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
04/10/2013 - 10h01
Porque os grandes líderes nunca param de aprender
Se você acha que você já aprendeu tudo, com certeza, você irá falhar. Verifique: você já falhou.


 Tornar-se um fuzileiro da Marinha Americana, envolve um ano do treinamento mais intensivo, físico e mental, que os militares dos EUA têm para oferecer. Mas uma vez que você passa por isso, e se junta às fileiras da ´´elite´´, você percebe que é apenas mais um cara novo em uma organização já bem estabelecida. E só fica cada dia mais difícil, a partir daí. A formação não termina nunca, e a cada nova missão tudo é ensaiado novamente.

Não é diferente nos negócios. Os líderes normalmente sabem que sua equipe precisa de treinamento e desenvolvimento. E, os mais bem sucedidos entendem que o mesmo se aplica a eles mesmos – e que a necessidade é permanente.

Aqui estão cinco responsabilidades que mostram essa verdade:

1. Os líderes definem a missão. Uma missão claramente definida começa com a liderança, está enraizada na equipe, e é constantemente revisada. O sucesso da missão depende mais da formação do que do planejamento. Raramente um plano é executado exatamente como foi planejado, pois forças externas podem impedir que isto aconteça. Assim, a liderança e a equipe devem estar prontos para se adaptar. Adaptação requer habilidade e habilidade vem de treinamento.

2. Líderes definem, e redefinem, a visão. Cabe à liderança saber quando mudanças na visão de uma empresa têm que acontecer. O objetivo pode não mudar, mas a maneira como chegar lá, sem dúvida pode. Isso significa ter um profundo conhecimento das tendências do mercado, ciclos econômicos, e movimentação da concorrência. Os líderes devem estar constantemente adquirindo conhecimento e olhando para o futuro.

3. Os líderes constroem a equipe. À medida que uma empresa cresce, ela vai exigir diferentes tipos de talento. Se você encontrar as pessoas certas e treiná-las adequadamente, eles vão ficar com você e o negócio vai prosperar. É preciso uma boa liderança para identificar a quem contratar e os papéis que cada um vai desempenhar. Isso também requer constante aquisição de conhecimento.

4. Os líderes sabem da necessidade de crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Se a mente e o corpo não estão em um estado de constante crescimento, provavelmente, num certo momento, a empresa vai estagnar. Incutir a importância do aprendizado constante na equipe é uma coisa, mas a liderança tem que abraçar esta ideia antes de todos. Grandes líderes estão sempre em busca de conhecimento, desenvolvendo de suas mentes, e mantendo seus corpos em constante atividade. Bem-estar físico e mental é essencial para a liderança ideal.

5. Os líderes executam. O plano estratégico de uma empresa significa que nada pode ser executado sem que tenha sido planejado. No entanto, à medida que a empresa cresce, os métodos de execução da missão irão mudar. Assim como a maneira como os produtos e serviços são fornecidos. A liderança tem que construir esta cultura, fornecer à equipe os recursos adequados, e remover os obstáculos. As empresas não falham porque o plano não era bom o suficiente. Elas falham porque os líderes não fizeram sua parte.

Estas cinco responsabilidades exigem que os líderes estejam em constante estado de desenvolvimento. Entre nessa!

Fonte: Blog do Banas (www.unimarket.com.br)

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti