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Prêmio CP - 29/09/2016
12/08/2013 - 10h20
Restaurantes investem em café de qualidade e mimos para o cliente
Sempre um coadjuvante, o café tradicionalmente entra em cena apenas para finalizar as refeições em restaurantes.


Ele tem a responsabilidade de fechar o almoço ou jantar com chave de ouro, mas nem sempre é assim.

´´Muitas vezes, um café ruim será a lembrança mais forte que a pessoa terá depois de comer. Do que adianta uma experiência maravilhosa com a comida, se o café mal extraído ou de qualidade ruim vai estragar tudo no fim?´´, questiona a barista do Centro de Preparação de Café, Cleia Junqueira.

Este cenário começou a mudar nos últimos quatro anos. Restaurantes em diversas partes do Brasil estão apostando nos cafés de qualidade para oferecer a melhor experiência gustativa para seus clientes.

Este é o caso dos restaurantes como Vito, Chou, Maní e Esquina Mocotá, em São Paulo, Belo Comidaria de Belo Horizonte (MG) e Mira, do Rio de Janeiro (RJ), onde blends exclusivos ou cafés de lotes especiais são servidos ao preço médio de R$ 5 a xícara. Esta mudança vem acompanhada de uma novidade: além do tradicional expresso, é possível pedir um coado fresco para finalizar a refeição.

De acordo com o chef André Mifano, do Vito, a ideia de trocar o café surgiu há três anos depois de algumas conversas com a barista Isabela Raposeiras. ´´Gostamos de inovar, de lançar o novo. O produto que ela apresentou era muito bom, por isso, fazia sentido servir aqui´´, conta.

O que não se esperava é que esta melhoria não seria bem aceita, os clientes preferiam o antigo. ´´Quando mudei o café, as reclamações surgiram. Por isso, eu o servia mesmo contra a vontade dos meus clientes. Cheguei até a oferecer o café sem cobrar, para eles experimentarem. Tive que passar por um momento de educação, explicando as razões da mudança´´, explica. Hoje, seus clientes já se acostumaram com a mudança. ´´As pessoas começaram a olhar para ele de outra forma´´, diz Mifano.

O café em cápsulas também tem sido importante neste processo de popularizar os cafés especiais e coleciona vantagens: ele fica pronto em tempo hábil e as chances de erro são pequenas, uma vez que tudo está pré-preparado e automatizado.

Carinho com o cliente

Além da bebida em si, existem alguns detalhes que demonstram cuidado com o cliente e que fazem a diferença. O acompanhamento do café é um exemplo disso. ´´Alguns radicais podem até condenar, mas é inegável que um docinho, biscoitos ou bolos são ótimos. Se o estabelecimento aposta nestes mimos, é sinal de cuidado e carinho com o cliente. Quem não gosta?´´,  pergunta Eliana Relvas.

Outro diferencial, segundo a cafeóloga, é o ´´show´´. O café coado na mesa por exemplo, é uma das  formas interessantes de servir do que simplesmente aparecer com a xícara. ´´Essa é uma boa oportunidade para finalizar um jantar num restaurante´´, lembra Eliana

Mas como convencer empresários e restaurateurs a apostar em cafés melhores? A mudança está nas mãos dos consumidores. Exija qualidade. Se o café não estiver bom, devolva, assim como faria se o prato servido não lhe agradasse.

No fim das contas, ninguém precisa ser especialista da área ou um coffee sommelier para identificar o que é gostoso.

Para ajudar nesta missão, a cafeóloga e barista Eliana Relvas dá o caminho das pedras para reconhecer um café de qualidade e dicas para aproveitar a bebida ao máximo.

Fonte: UOL - 09/08/2013

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