Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
02/07/2013 - 14h24
SC acerta início de exportações de carne suína com Tóquio
Muitos criadores de SC estão comemorando os negócios. Negociação com o país asiático durou dez anos.


A reunião em Tóquio abre as portas para Santa Catarina do maior importador de suínos do mundo.

O Japão compra 1,5 milhão de toneladas por ano, principalmente dos Estados Unidos e Canadá.
Santa Catarina quer 10% deste mercado e se alcançar a meta, o estado que já é o maior exportador de carne suína do Brasil, vai aumentar as vendas para o exterior em 60%, uma ótima notícia para os 8,5 mil criadores do estado.

´´A gente prevê um aumento significativo das nossas exportações para o Japão e abertura de outros países em decorrência da liberação que o Japãoconcedeu a Santa Catarina´´, afirma o governador do estado, Raimundo Colombo.

Santa Catarina levou 10 anos negociando com os japoneses para que eles abrissem uma exceção. Geralmente, o Japão compra carne suína de países e não de regiões específicas. Santa Catarina tornou-se um caso especial porque tem certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação emitido pela Organização Internacional de Saúde Animal.

Oito frigoríficos de Santa Catarina estão autorizados a exportar, o que vai aumentar a participação do Brasil nas prateleiras dos supermercados japoneses.

A Ucrânia, maior importadora da carne de porco brasileira, voltou a comprar de Santa Catarina, depois de três meses de embargo. Tudo isso pode ajudar a melhorar o preço, que caiu nos últimos meses.

Fonte: G1 - 30/06/2013

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti