Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
18/03/2013 - 12h33
Rio libera carros no bairro da Lapa aos fins de semana
Furtos e roubos motivaram a retomada da circulação, proibida em 2010


Tradicional reduto boêmio do Rio, o bairro da Lapa voltará a ter carros circulando por suas principais ruas nas noites de sexta e sábado.

A prefeitura voltou atrás na decisão posta em prática em julho de 2010 de transformar as ruas Riachuelo e Mem de Sá e o entorno dos Arcos da Lapa em grandes calçadões para pedestres. A medida entra em vigor na sexta, 22.

O modelo, batizado à época de Lapa Legal, abriu espaço para que as pessoas circulassem a pé, mas motivou queixas de problemas como assaltos e furtos a pedestres, tráfico de drogas e vendedores ambulantes.

A reabertura das ruas, que começou a ser informada ontem à população por meio de faixas e painéis luminosos, atende a um pedido dos donos de bares e restaurantes – os mesmos que, há dois anos, pediam o fechamento.

“Nós imaginávamos uma Paris, ou uma Time Square carioca, e terminamos com uma 25 de Março, com todo o respeito que tenho pela rua comercial de São Paulo. Imaginávamos o espaço ocupado de outra forma, mas o que se viu foi o aumento da insegurança na Lapa”, afirmou Plínio Fróes, diretor de comunicação do Polo Novo Rio Antigo, que reúne empresários da região.

Com a volta dos veículos, muitos dos bares não poderão mais ter mesas na calçada. A legislação do Rio permite mesas e cadeiras apenas em calçadas com mais de quatro metros de largura.

A prefeitura colocará 411 fiscais no final de semana da mudança para coibir o comércio irregular, o estacionamento em local proibido e a ocupação indevida das ruas.

“Precisamos pensar em outra forma de reconquistar esse espaço público, de maneira mais ordenada e segura. Seria o caso de buscarmos opiniões de arquitetos e especialistas no assunto”, diz Fróes.

Fonte: Folha de S.Paulo - 15/03/2013

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti